Melhorar a qualidade da experiência no trabalho, correlacionando habilidades e desafios aliada a força de caráter, geram resultados.
A experiência de fluxo é um conceito da psicologia positiva desenvolvido por um cara de nome bem difícil, Mihály Csíkszentmihály, ou só Mihály mesmo.
Esse conceito, também chamado de estado de flow, surgiu na década de 70 quando Mihály entrevistou diversos profissionais bem sucedidos e identificou fatores comuns em seus empregos e atividades de lazer.
Profissionais no estado identificado por Mihály entram em um tipo de transe, um estado de consciência alterada onde são absorvidos pelo momento.
Nesse intervalo de tempo, a pessoa fica muito focada, serena, com uma clareza interior e não percebe o tempo passar. Esse comportamento é frequentemente visto em crianças brincando.
Um dos aspectos mais curiosos é que nesse estado, há um feedback instantâneo. Um músico em um estado de flow sabe no momento se a nota tocada saiu como deveria e um médico tem a noção exata se está realizando um bom trabalho ou não.
Estando alheia ao mundo exterior, a pessoa otimiza o trabalho e não se preocupa com outros problemas. Esses são fatores essenciais para uma vida feliz.
No final da década de 1990, a Psicologia Positiva começou a ganhar seus primeiros conceitos, quando o psicólogo Martin Seligman propôs um estudo que desenvolvia um campo de pesquisa que até então não existia e que foi chamado de potencialidades e virtudes humanas.
Após diversas pesquisas acadêmicas e científicas que mapearam de forma profunda diferentes culturas, religiões e filosofias, Seligman e Christopher Peterson identificaram seis virtudes que foram compartilhadas em diversas tradições ao longo do tempo, são elas: Sabedoria, Coragem, Humanidade, Justiça, Temperança e Transcendência.
A partir dessa identificação, as forças de caráter foram definidas como caminhos utilizados para que essas virtudes se manifestassem.
Forças de Caráter
As forças são características individuais que, quando exercitadas, trazem um impacto positivo em diversas esferas da vida do indivíduo e contribuem para o seu desenvolvimento.
Além disso, são traços de personalidade valorizados em quase todas as culturas do mundo.
Alguns dos benefícios do uso das forças de caráter são:
- Níveis elevados de autoeficácia;
- Segundo o Instituto Gallup, organizações que focam nas forças de seus colaboradores possuem um aumento de 73% no engajamento.
- Indivíduos que utilizam suas forças apresentam níveis elevados de felicidade e menos depressão;
- Pessoas que usam suas forças possuem chances maiores de serem bem-sucedidas e realizadas;
- Gera relacionamentos mais saudáveis e positivos.
Melhorar a qualidade da experiência no trabalho, correlacionando habilidades e desafios para uma experiência ótima e usar de forma deliberada as forças de caráter, através do autoconhecimento, geram Resultados, nosso quarto pilar para a felicidade corporativa.
Clique aqui e saiba sobre o “Otimismo” que compõe o método L.U.C.R.O.
Quer saber mais?
Através deste vídeo você poderá saber mais sobre o pilar R de Resultados e os demais do método L.U.C.R.O..