Otimismo no ambiente de trabalho, significa se adaptar com a adversidade e reconhecer o bem.
Resiliência
Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.
Pesquisas recentes evidenciam que aqueles que praticam a positividade e a gratidão experimentam múltiplos benefícios, que incluem:
- Maior sensação de felicidade
- Mais energia
- Mais esperança
- Mais emoções positivas
A positividade nos ajuda a reconhecer oportunidades de acessar estados de relaxamento, diversão e conexão.
Otimismo não é ser ingênuo ou viver num mundo de fantasias. A pessoa otimista enxerga, sim, sua realidade. E vai além: busca alternativas para sair de uma situação desconfortável.
O otimismo está diretamente ligado ao modo de pensar e ao comportamento da pessoa perante eventos ruins. Diante de adversidades, o otimista não se entrega.
Ele tende a agir para transpor o obstáculo, porque acredita que é capaz e tem tolerância para aguentar o processo, por mais lento que seja.
É por isso que o otimismo está diretamente ligado à autoestima, à resiliência e à felicidade.
Indivíduos que têm estilos explicativos com explicações permanentes, abrangentes e personalizadas para situações ruins são considerados pessimistas, enquanto quem tem estilos explicativos com explicações específicas, passageiras e externas é considerado otimista.
Otimismo, se adaptar com a adversidade e reconhecer o bem finaliza os 5 pilares da felicidade corporativa.
Felicidade gera L.U.C.R.O.
Esse acrônimo é a metodologia que criei para gerar Felicidade Corporativa. 5 pilares, Liberdade, Unidade, Conexão, Resultados e Otimismo.
Clique aqui e saiba sobre os outros pilares que compõe o método L.U.C.R.O.
Quer saber mais?
Através deste vídeo você poderá saber mais sobre o pilar O de Otimismo e os demais do método L.U.C.R.O..