Otimismo no ambiente de trabalho, significa se adaptar com a adversidade e reconhecer o bem.

Resiliência

Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.

Pesquisas recentes evidenciam que aqueles que praticam a positividade e a gratidão experimentam múltiplos benefícios, que incluem:

A positividade nos ajuda a reconhecer oportunidades de acessar estados de relaxamento, diversão e conexão.

Otimismo não é ser ingênuo ou viver num mundo de fantasias. A pessoa otimista enxerga, sim, sua realidade. E vai além: busca alternativas para sair de uma situação desconfortável.

O otimismo está diretamente ligado ao modo de pensar e ao comportamento da pessoa perante eventos ruins. Diante de adversidades, o otimista não se entrega.

Ele tende a agir para transpor o obstáculo, porque acredita que é capaz e tem tolerância para aguentar o processo, por mais lento que seja.

É por isso que o otimismo está diretamente ligado à autoestima, à resiliência e à felicidade. 

Indivíduos que têm estilos explicativos com explicações permanentes, abrangentes e personalizadas para situações ruins são considerados pessimistas, enquanto quem tem estilos explicativos com explicações específicas, passageiras e externas é considerado otimista.

Otimismo, se adaptar com a adversidade e reconhecer o bem finaliza os 5 pilares da felicidade corporativa. 

Felicidade gera L.U.C.R.O.

Esse acrônimo é a metodologia que criei para gerar Felicidade Corporativa. 5 pilares, Liberdade, Unidade, Conexão, Resultados e Otimismo.

Clique aqui e saiba sobre os outros pilares que compõe o método L.U.C.R.O.

Quer saber mais?

Através deste vídeo você poderá saber mais sobre o pilar O de Otimismo e os demais do método L.U.C.R.O..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *